Caminho das Artes
A Rede Caminho das Artes surgiu em 2009 a partir do movimento espontâneo de grupos e artistas, moradores da região de Nova Lima e Brumadinho, local que abriga um diversificado cenário cultural. É uma Rede de artistas, espaços e coletivos das artes plásticas, teatro, dança, música e outras áreas artísticas que transferiram seus trabalhos ou suas sedes para a localidade, onde desenvolvem suas pesquisas artísticas, investigações e projetos de arte-educação.
A região em que a REDE Caminho das Artes está inserida é a da micro-bacia de Fechos e Tamanduá, área de grande relevância ambiental com dois importantes biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica, e que conta com águas de altíssima qualidade. Prova disso é a existência de áreas de preservação e proteção integral como a Estação Ecológica de Fechos e o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. O Caminho das Artes foi criado com o intuito de articular e revelar essa região como um pólo em potencial para as artes, a pesquisa e o meio ambiente. Um corredor de possibilidades as margens da BR 040 que liga Belo Horizonte ao Rio de janeiro, a 80 Km de Ouro Preto e a 40Km do Inhotim.
APL
Além de promover o potencial artístico de Nova Lima, os integrantes da rede Caminho das Artes se unem para configurar a região como um Arranjo Produtivo Local (APL), um programa cultural intensivo realizado junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Ministério da Cultura. Os chamados APLs são conjuntos de atores econômicos, políticos e sociais, de um mesmo território, que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. O objetivo é fomentar ainda mais o desenvolvimento da região, desenvolvendo ações estratégicas, como a criação de projetos coletivos, aprimoramento na busca de apoio institucional, além do acesso a linhas específicas de crédito.
FID – Fórum Internacional da Dança
Nascido em 1996, o FID tem como missão trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea. De maneira articulada e permanente, o FID promoveu ações de circulação, distribuição, fomento, exposições, espetáculos, publicação e edição de livros, debates, workshops, programa de bolsas, mostras, laboratórios, palestras, inclusão social, reflexão sociocultural, além de criar um espaço privilegiado de pensamento e de intercâmbio de ideias e repertórios. O FID é um dos mais importantes, e de maior visibilidade, eventos de dança no Brasil, respeitado internacionalmente Uma referência consolidada entre seus pares, sendo reconhecido pela sua notoriedade e ações sempre inaugurais no campo da dança e das artes.
MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação
Realizado desde 2003, em Belo Horizonte, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, é evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade. Sucesso internacional, a mostra de animação brasileira já foi exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e Armênia. A parceria junto ao C.A.S.A. já rendeu muitos bons frutos, como oficinas audiovisuais ministradas para os alunos da escola Polén, localizada no bairro Vale do Sol.
Campanha de Popularização Teatro & Dança no Caminho das Artes
Os espaços culturais integrantes da Rede Caminho das Artes, em parceria com o Sinparc, criaram o projeto especial que leva uma vasta programação teatral para a região. No projeto, o centro de arte já recebeu artistas e grupos mineiros de destaque, como Giramundo, Armatrux, Grupo dos Dez, ZAP 18, Grupo dos Dois, Quatroloscinco, entre outros, apresentando espetáculos que abordam diversas temáticas e linguagens.